LUMI COSMÉTICOS

carregando..

domingo, 27 de janeiro de 2013

SE PREVINA CONTRA DENGUE



Olá amigos e seguidores do blog, vim hoje falar de um assunto que muito me preocupa, DENGUE ... estive com a doença a uma semana atrás, e confesso a vocês É HORRÍVEL, uma dor de cabeça que nem sei descrever direito de tão forte que é, e a dor nos olhos dor no corpo parece que vai te derrubar mesmo, enfim amigos e amigas se cuidem cuidem do seu quintal e do quintal do seu vizinho também, pois isso é muito importante, manter a limpeza é fundamental além de cuidar muito para não deixar água parada em nada gente, pois o mosquito é cruel chega sem avisar e te deixa muito mal.
Pra você ficar um pouco mais ciente da doença ai vai algumas coisinhas sobre a doença que você precisa saber:

A DOENÇA:


A Dengue é uma doença infecciosa causada por 4 diferentes sorotipos de um mesmo vírus, por isso uma pessoa pode adoecer mais de uma vez e ter a Dengue na forma mais grave ou Hemorrágica. A Dengue pode ser fatal, mas não pode ser transmitida de uma pessoa para outra, sem o mosquito não existe picada, sem picada não há dengue.
O mosquito se infecta picando uma pessoa doente e passando a contaminar outras pessoas. A sua ação ocorre durante o dia e é feita pela fêmea que precisa de sangue para maturar os ovos que serão depositados em locais com água limpa.

SINTOMAS :

A presença de dois sinais combinada com febre alta é indicação para procurar o serviço médico, principalmente quem está chegando de viagem de região contaminada.
Os sintomas da Dengue Clássica como é chamada, acrescida de dor abdominal contínua, suor intenso e queda de pressão caracterizam a Dengue Hemorrágica.

TRATAMENTO:

Não há tratamento específico para a doença.

PREVENÇÃO:

Todos devem contribuir no controle da dengue, eliminando os criadouros do Aedes aegypti, da seguinte maneira:
  • cobrindo ou furando pneus;
  • usando areia grossa em pratos de vasos de flores;
  • ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água;
  • virando de boca para baixo garrafas vazias;
  • tampando as caixas de água, etc.

O TRANSMISSOR DA DENGUE O MOSQUITO :

Hábitos
Atualmente, no nosso município, nos interessa conhecer dois gêneros de mosquitos: o Aedes e o Culex. As fêmeas de Culex picam à noite e as do Aedes durante o dia.
Os mosquitos nutrem-se de seiva de plantas e somente as fêmeas picam, devido à necessidade de sangue para a maturação dos seus ovos.
A presença de água é fundamental para a existência de mosquitos porque é o meio pelo qual formam-se os criadouros, possibilitando ao mosquito completar o seu ciclo de vida. Outro fator decisivo é a temperatura que, ao redor de 25ºC, favorece o desenvolvimento mais rápido e ao maior número de descendentes. Por esses motivos, a população de mosquitos tende a aumentar nas épocas de primavera e verão.
As fêmeas do gênero Culex quase sempre colocam seus ovos em águas poluídas, eclodindo após 48 horas. Os ovos são colocados diretamente na água, num conjunto de 100 a 300 ovos chamado "jangada", devido ao fato de ficarem flutuando. Os adultos vivem cerca de 30 a 60 dias.
As fêmeas do gênero Aedes aegypti (importante transmissor de doenças), colocam seus ovos na parede dos recipientes com água limpa, próximo à linha d'água. Em condições ambientais desfavoráveis, os ovos podem permanecer viáveis por vários meses até um ano. Nestas condições, podem ser transportados a grandes distâncias, quando os recipientes contendo ovos são levados para outros locais. Os adultos vivem cerca de 45 dias.
Os mosquitos de ambos os gêneros estão perfeitamente adaptados às condições urbanas. A grande disponibilidade de criadouros artificiais com água limpa, tais como latas, pratos de vasos para plantas, pneus, frascos, garrafas, permite que o Aedes complete o seu ciclo biológico. A existência de criadouros naturais como córregos poluídos, lagos, valetas de esgoto, favorecem o desenvolvimento do Culex.

Ciclo de vida

Os mosquitos apresentam, no seu desenvolvimento, duas fases distintas:
  • dependentes da água: ovo, larva e pupa;
  • aérea: adultos.

A duração do ciclo é regulada pela temperatura e disponibilidade de alimento, variando de 7 a 11 dias, aproximadamente. As larvas são visíveis na água, mas a identificação da espécie infestante é realizada no laboratório.

Agravos para a saúde

Pelo fato das fêmeas de mosquito picarem o homem e se nutrirem de sangue faz com que tenham importância na transmissão de doenças.
O mosquito Culex incomoda, irrita e faz com que noites mal dormidas interfiram na qualidade de vida das pessoas. Até o momento, não foi registrada nenhuma doença transmitida por esse mosquito no município de São Paulo.
O Aedes, entretanto, pode ser transmissor dos vírus do Dengue e da Febre Amarela Urbana quando estiver infectado. Ao picar uma pessoa doente, adquire o vírus, que se multiplica em seu organismo, e depois transmite-o a outras pessoas através da sua picada.


BOM AMIGOS E AMIGAS E AMADOS SEGUIDORES, ESPERO TER AJUDADO UM POUCO SOBRE ESSE ASSUNTO QUE POR AQUI ONDE MORO NO MATO GROSSO DO SUL, ESTÁ SENDO TRATADO COMO EPIDEMIA JÁ, MAIS DE 70 POR CENTO DA POPULAR DAQUI ESTÁ COM A DOENÇA, DEVIDO A GRANDE QUANTIDADE DE CHUVA NESSE MêS DE JANEIRO/2013.... 
QUANDO FUI DETECTADA COM A DOENÇA, TOMEI MUITO SORO NO HOSPITAL, E O MÉDICO ME RECEITO DIPIRONA PARA DOR E PARACETAMOL, SORO CASEIRO, E BROMOPRIDA PARA DOR ABDOMINAL E MUITO MAIS MUITO LÍQUIDO PARA TOMAR, ÁGUA, ÁGUA DE COCO, SUCO ...ENFIM SE MANTER HIDRATADO É MUITO IMPORTANTE

OBS: SÓ TOME REMÉDIO SE FOR RECEITADO PELO SEU MÉDICO,  NUNCA TOME REMÉDIO POR CONTA PRÓPRIA, CADA PESSOA TEM UMA REAÇÃO DIFERENTE DA OUTRA.
link para você saber mais sobre a dengue portal da prefeitura secretaria municipal de saúde.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/dengue/index.php?p=3885

UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS E SE CUIDEM!
UM ABRAÇO

MÁRCIA FLÔR








2 comentários:

Daiane Oliveira disse...

nossa morro de medo de ter essa doença e de meus filhos terem tbm, sempre cuido do meu quintal,
bjussssss!!!!!!!
boa semana! :)

Cida Queiroz disse...

OLÁ!EU FAÇO PARTE DO CIRCULO DO BLOGS E VIM SEGUIR VOCÊ POR FAVOR VENHA ME RETRIBUIR E ME SEGUIR TAMBÉM.
http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/